Conceito de propaganda
Forma de divulgação de um produto/serviço que tem como principal objetivo apresentar ao mercado suas atribuções.
Missão da propaganda:
1. brandwareness ( garantia de existência)
2. recall (aumentar os níveis de lembrança)
3. trail ( levar a experimentação)
Os três contribuem para a formacao do Share of Mind lembrança do consumidor perante a marca/produto/serviço.
A conquista de mercado (market share ou, share of maket) vai depender de todas as variáveis do marketing dentre elas preço, a praça, promoção.
Classificação dos Meios
1. Mídia Convencional - TV, rádio, revista, jornal e outdoor.
2. Novos Meios - TV a Cabo e Internet
3. Alternativa - Todos os meios que nao se enquadram nos meios anteriores. Exemplo: "blimp", busdoor, mensagens em taxi
Caracteristicas dos meios de alguns meios de comunicação:
Televisão - Alta cobertura e abrangência (meio massivo) atinge muitas pessoas porém, dispersivo e com abrangência de pessoas fora do público alvo.
Custo da operação
Muito Alto (Contra argumentação das emissoras é o custo por mil (CPM) - que diz respeito ao custo por mil telespectadores, a abrangência e a velocidade de atingimento faz com que o custo seja baixo em uma visão micro, olhando o todo sempre será alto)
Revista - Caracteristica que vale a pena destacar é a segmentação. O anunciante consegue determinar o perfil do público-alvo, faixa etária, classe sócio-econômica) com baixa dispersão.
Custo por Mil é alto, são poucos leitores embora extremamente qualificados.
Planejamento de Propaganda
1. Objetivos - relacionados a missão da propaganda, awareness, recall, trial ( quantificavéis).
Exemplo
Obter X% de conhecimento de marca ( brand awareness)
50% de recall
5% de experimentação.
Ao contrário de
Ganhar 10% de Market Share
100.000 Unidades vendidas
essas são metas comercias, dependem de todo o composto de marketing.
2 Definir o Público-Alvo
Principal - quem consome efetivamente o produto
Secundário - público que ainda não consome, dispertar o interesse.
3 Alocação de Verba
Percentual sobre vendas - determina-se um percentual sobre o volume de vendas(FATURAMENTO).
Paridade comparativa - verba de acordo com o utilizado pela concorrência.
Disponibilidade - Olhar o caixa e definir o quanto vai se disponibilizar
Alocação Arbritária - Chute, definição aleatória.
4 Briefing - Principais caracteristicas do produto ou serviço junto com a idéias do cliente para campanha.
4 Etapas do Briefing
Caracteristicas do Produto/Serviço
O que faz? Para que serve? Posicionamento de Preço? USP (Unifique Selling Proposition) diferencial competitivo.
Se não houver diferencial competitivo - produto "Mee Too", com campanha "Mee Too".
Target - (Público Alvo) - definir quem é usuario e quem é secundário para serem atingidos.
Distribuição - Região de comercialização.
Mercado - Volume e faturamento do mercado, abordar concorrência, estratégias de marketing dessa concorrência.
Planejamento - fase que acontece após a realizacao do briefing e antes da criação. São 8 etapas:
Fator Principal: Identificação do ponto chave. Crítica e analise do briefing.
Objetivo de Comunicação: o que se espera com a comunicação da campanha.
Problema a ser resolvido: Identificação dos principais pontos a serem explorados/resolvidos.
Público-Alvo: primários e secundários
Promessa Principal: Argumentos para convencer o público-alvo.
Justificativa da Promessa: Reason-why.
Conceito: Posicionamento - público que deverá perceber a empresa, produto ou serviço.
Imagem - Desirable Image - Atributos complementares da imagem desejada- o que ajuda a perceber a marca de forma exclusiva e única.
Processo de Criação
Posicionamento: como o produto deverá ser percebido, geralmente tem como origem o USP.
Tom da Campanha:
Hardselling voltado para o varejo, foco nas qualidades intrinsecas do produto ou preço. Exemplo campanhas de supermercados.
Softselling alinhado com a missao da propaganda, com um tom emocinal.
Quanto mais sofisticado for o produto e upscale o público-alvo mais softsalling o tom da campanha.
Caminhos de criação
Humor
Testemunhal
Comparativo
Slice of life (cotidiano- forma como é utilizado no dia-a-dia)
Propaganda de Margarina
Execução: última etapa do processo de criação. Definição das peças e Criação as peças.
Veiculação: plano de mídia - determinação dos meios, veículos, frequência que as peças serão veiculadas.
GRP - Gross Rating Poits - Pontos de Audiência Bruta.
Fornece a dimensão do que o marketing chama de pressão de comunicação ou seja, intensidade com a qual o anunciante esta se comunicando com o público utilizando aquela programação.
Diferença entre inserções e frequência, e audiência com alcance.
Número de inserções é a quantidade de vezes que o comercial vai passar na TV, caracteristica do comercial.
Frequência é o número de vezes que cada pessoa teve a oportunidade de ver o comercial.
Audiência Média é o número médio de pessoas que assistem a cada exibição do programa,caracteristica do programa de TV.
Alcance é o número total de pessoas diferentes atingidas com um conjunto de veiculações do comercial.
Medição de propaganda
Precisa gerar - awareness, recall, trial - conhecimento de marca, lembrança, e desperta experimentação
Briefing decente + campanha consistente + medição constante
1. Pré teste
2. Pesquisa de recall
3. Share of Voice
4. Share of Mind
5. Share of Heart
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