O ser humano em sua busca incessante por prazer fez da compra uma forma de se auto presentear,um prazer mesmo que momentâneo. Mas o que faz a compra acontecer? Quais as influências levadas em consideração no ato da compra? Quais os fatores que pesam na escolha de um produto?
Tudo começa com a identificação de uma necessidade, uma situação ou momento de desconforto como, por exemplo, a fome. A escolha do que comer parte do consumidor que é influenciado por vários fatores presentes em todo o seu desenvolvimento como os culturais, se estiver na índia dificilmente encontrará Hambúrguer de carne bovina, fatores sociais com a orientação familiar onde sua mãe sempre avisou que ele deveria comer frutas e legumes para crescer saudável, ou do seu grupo de aspiração para fazer parte do grupo, que nao come e viver de luz (fotossínteses), fatores pessoais onde se descobre em qual "fase" da vida esta pessoa se encontra de acordo com suas escolhas, na compra de uma lasanha para microondas e uma lata de Coca Cola sabe se que provavelmente esta pessoa vive sozinha e, é possivelmente jovem.
No momento em que a escolha do que comer já se encontra na mente do consumidor a leitura das percepções bombardeadas por publicitários e marqueteiros o deixam em dúvida perante as opções de compra. Aonde devo comer? Qual marca escolher? Quanto eu tenho pra gastar?Quanto eu posso demorar? Quem vai comer comigo? Qual o melhor custo beneficia?
Enfim, tudo isso depende de fatores psicológicos como a sensação e a percepção que o consumidor tem da realidade e dos produtos em questão, a escolha de um lugar por já ter tido uma boa experiência ou, não levar por ter sido uma experiência ruim, independente de ter experimentado a formação do conceito pode se dar por experiências de outras pessoas, que o cliente leva em consideração na escolha de um produto e que em algum momento o influenciou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário