O Blog ConsumoCerto tem como principal objetivo a analise e observação das atuais tendências de consumo, colocando em evidência as opções de compra junto com as necessidades do cliente.Com base em atitudes do consumidor,saber os reais motivos de uma compra ou desistência, o que realmente atrai o consumidor em quais momentos e em que condições os consumidores estão mais dispostos a comprar. Analisar as estratégias de sucesso e fracasso e suas conseqüências para o mercado.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Subsistência pra sobreviver Consumismo pra Viver!
A expressão anglo-saxônica marketing deriva do latim “mercare”, que definia o ato de comercializar produtos na antiga Roma. Enquanto todo o que se produzia era vendido, ou melhor, era comprado, não havia a necessidade de um esforço adicional de vendas e, portanto, o marketing era desnecessário. Até meados de 1925, muitas empresas nas economias mais desenvolvidas do Oeste europeu e dos Estados Unidos estavam orientadas pela produção. Não havia a preocupação com a venda, uma vez que tudo que era produzido era consumido. A atenção dos fabricantes era apenas com a qualidade de seus produtos. Com essa orientação para a produção não havia qualquer sentido falar em vendas e muito menos em marketing.
Entre 1925 e o inicio de 1950, as técnicas de produção já eram dominadas e, na maioria das nações desenvolvidas, a preocupação era com o escoamento dos excedentes de produção. Os fabricantes começavam então a dar ênfase à forca de vendas, com o objetivo de encontrar compradores para os seus produtos. Uma empresa com a orientação para vendas é aquela que assume que os que os consumidores irão resistir a comprar bens e serviços que eles ao julguem essenciais. Nesse caso, o papel do vendedor passa a ser converceor os compradores acerca dos benefícios de seus produtos. Para subsidiar o trabalho dos vendedores, as empresas começaram a anunciar produtos na expectativa de que os consumidores abram a porta para receber os vendedores. (Marcos, 2009)
Vender pra sobreviver ou enriquecer de vender...
Lucas Esmeraldo
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