quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Subsistência pra sobreviver Consumismo pra Viver!


A expressão anglo-saxônica marketing deriva do latim “mercare”, que definia o ato de comercializar produtos na antiga Roma. Enquanto todo o que se produzia era vendido, ou melhor, era comprado, não havia a necessidade de um esforço adicional de vendas e, portanto, o marketing era desnecessário. Até meados de 1925, muitas empresas nas economias mais desenvolvidas do Oeste europeu e dos Estados Unidos estavam orientadas pela produção. Não havia a preocupação com a venda, uma vez que tudo que era produzido era consumido. A atenção dos fabricantes era apenas com a qualidade de seus produtos. Com essa orientação para a produção não havia qualquer sentido falar em vendas e muito menos em marketing.
Entre 1925 e o inicio de 1950, as técnicas de produção já eram dominadas e, na maioria das nações desenvolvidas, a preocupação era com o escoamento dos excedentes de produção. Os fabricantes começavam então a dar ênfase à forca de vendas, com o objetivo de encontrar compradores para os seus produtos. Uma empresa com a orientação para vendas é aquela que assume que os que os consumidores irão resistir a comprar bens e serviços que eles ao julguem essenciais. Nesse caso, o papel do vendedor passa a ser converceor os compradores acerca dos benefícios de seus produtos. Para subsidiar o trabalho dos vendedores, as empresas começaram a anunciar produtos na expectativa de que os consumidores abram a porta para receber os vendedores. (Marcos, 2009)


Vender pra sobreviver ou enriquecer de vender...

Lucas Esmeraldo

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